Mídias sociais: profissões na área são a promessa do mercado de trabalho em 2020

Mídias sociais: profissões na área são a promessa do mercado de trabalho em 2020
Especialista em Marketing Digital dá dicas para quem deseja ingressar nos cargos que estão em alta
Para quem iniciou o ano buscando por uma oportunidade de emprego ou deseja ingressar em uma nova carreira, uma pesquisa realizada pelo LinkedIn, divulgada este mês, dá os caminhos que prometem ser promissores em 2020.  E profissões com atuação em mídias sociais figuram na lista, alcançando, inclusive, o primeiro lugar.
No topo do ranking, aparece a função de gestor de mídias sociais, que é responsável pela imagem, relacionamento e engajamento da empresa contratante nos canais digitais. Entre 2015 e 2019, a procura por essa profissão cresceu, anualmente, 122%. Para atuar nela, é necessário ter conhecimentos sólidos em marketing digital e mídias sociais, além do domínio em ferramentas como Adobe Photoshop e Illustrator. As áreas que mais contratam pessoas com essa expertise são a de publicidade e marketing com ligação com mídias online e internet de modo geral.
“A demanda por empresas que precisam de equipe para gestão de mídias sociais só tem crescido, muitas agências contratando e muitas empresas implementando internamente estes postos, afinal, como disse o americano Erik Qualman, especialista em liderança digital, as empresas não têm escolha de não usar mídias sociais; a questão é como fazer isso bem”, fala a especialista em Marketing Digital e Empreendedorismo, Liliam Leal.
Em 12º lugar aparece o cargo de assistente de mídias sociais. Entre suas responsabilidades, estão pesquisar marcas ou mercados competitivos, executar campanhas nos sites e redes sociais e criar uma voz ou imagem online que atinja o público-alvo da empresa.
As áreas que mais absorvem esse profissional são as mesmas do gestor de mídias sociais e o profissional também precisa saber usar o Adobe Photoshop e dominar o Instagram, rede que vem sendo cada vez mais explorada.
Para ambas as funções, Liliam destaca que também é importante “entender de pessoas”. “É preciso entender como se comunicam, como se comportam, estar antenado com movimentos e comunidades, assim como nas mudanças constantes das redes sociais”, ressalta. “Considero muito importante um senso de humor e analítico bem apurados para métricas e relatórios”, completa. Muita leitura para criação de conteúdo qualitativo e seguir profissionais que são referência no mercado completam as recomendações para quem deseja ingressar na área.

Especializando-se no próprio LinkedIn
O próprio LinkedIn é uma mídia social que, bem explorada, traz resultados de grande relevância para a empresa. Segundo a própria rede, 80% dos leads B2B (clientes captados de empresa para empresa) das mídias sociais têm origem no Linkedin e os usuários do canal têm duas vezes mais poder aquisitivo que a média da internet. “O LinkedIn é uma rede social com características únicas e que o gestor de mídias ou assistente que se especializar nessa rede trará grandes resultados para seus clientes, além de sempre ter vantagens no momento de contratação”, salienta Liliam.

Sobre Liliam Leal
Liliam Leal é pós-graduada em Consultoria e Tecnologia Web e especialista em Empreendedorismo pela LDS Business College.
A profissional atua com cursos e consultorias para alavancar resultados nas mídias sociais, com foco em Visibilidade e Vendas, e ministra palestras com foco em Marketing Digital e Mídias Sociais.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem