LEGO® Education Completa 40 Anos Com Ações De Capacitação Para Ensino Híbrido

  LEGO® Education Completa 40 Anos Com Ações De Capacitação Para Ensino Híbrido


Em ano desafiador por conta da pandemia e da suspensão das aulas presenciais, o braço educacional da LEGO e seu distribuidor no Brasil, Tecnologia Educacional, apostaram na formação de professores e preparação para volta às aulas



Em 2020, muitos aniversários não foram comemorados com animadas festas, mas nem por isso passaram em branco. Com a LEGO® Education, que completou 40 anos, não foi diferente. Sem poder ver milhares de alunos manipulando seus blocos e realizando experiências desafiadoras com suas soluções de aprendizagem, o braço da gigante dinamarquesa, em conjunto com sua distribuidora oficial no país, a Tecnologia Educacional, concentrou seus esforços na formação de professores e, apesar do ano difícil, conseguiu manter suas vendas.


(Crédito -Divulgação:TecnologiaEducacional)


"As vendas, de fato não foram tão impactadas, mas o ano pediu uma movimentação rápida e eficaz. Com as escolas fechadas e as aulas acontecendo de forma remota, criamos diversos conteúdos para facilitar o ensino remoto e o ensino híbrido", diz Alex Paiva, gerente de novos produtos de Tecnologia Educacional. Segundo ele, foram elaborados materiais de apoio, como ideias para se engajar nas atividades online, tanto para o professor quanto para o aluno, sugestões para a gestão dos materiais em casa, e para aulas hibridas, entre outras iniciativas.


Para o lançamento do SPIKE™ Prime, por exemplo, a LEGO® Education e a Tecnologia Educacional promoveram a SPIKE Prime Influencers: 50 professores e apaixonados por educação e robótica receberam conjuntos SPIKE™ Prime em casa e puderam conhecer e testar todas as possibilidades da ferramenta de aprendizado STEAM que combina elementos de construção LEGO, hardware fácil de usar e uma linguagem de codificação intuitiva. Também realizaram uma série de webinars com grandes nomes da robótica do mundo, com a participação de 500 inscritos. "Um saldo positivo para talvez o ano mais turbulento na história da LEGO® Education", diz Paiva.

Segundo ele, o objetivo agora é aproveitar todo o conhecimento acumulado no desafiador 2020 e lançar as bases para manter o crescimento e continuar a história de sucesso da LEGO® Education.


Uma História de Revoluções


Em seus 40 anos, o percurso da LEGO® Education é marcado por uma série de revoluções. No final da década de 1950, muito antes da criação de seu braço educacional, a LEGO iniciou a produção de brinquedos com a visão "mão na massa", um recurso essencial para o aprendizado por meio da brincadeira. Dessa forma, a empresa dinamarquesa inovou ao deixar o conceito do brinquedo pronto para promover um sistema de brincadeira.

(Crédito - Divulgação: Tecnologia Educacional)

 

A LEGO® Education nasceu em 1980, a partir da integração do brinquedo com uma metodologia de projeto que hoje chamamos de STEAM (Science, Technology, Engineering, Art and Math), uma abordagem holística do aprendizado. Foram criados kits específicos para trabalhar com conceitos de física dentro de sala de aula.

Cinco anos depois, a LEGO® Education chegou ao MIT (Massachusetts Institute of Technology), por meio do Laboratório de Desenvolvimento de Habilidade para Crianças. Foi quando coding e pensamento computacional se tornaram acessível para crianças, e os conceitos de robótica passaram a ser sinônimo da solução.

Em 2016, a LEGO® Education firmou uma parceria com a então Positivo Informática Tecnologia Educacional, que assumiu a distribuição de todo o seu portfólio e a formação de professores.

O ano de 2020, com o cenário de isolamento social por conta da pandemia, marca o momento de uma nova revolução: o ensino híbrido deixou de ser uma tendência e passou a ser uma necessidade imediata. O 40º aniversário da LEGO® Education foi um laboratório de preparação para os próximos anos, e para um novo modelo de educação que integra os ensinos presencial e à distância, atividades individuas e em grupo, e novas formas de ensinar e aprender.


Sobre Tecnologia Educacional


A área de Tecnologia Educaciona l da Positivo Tecnologia desenvolve e distribui soluções inovadoras que enriquecem o processo de ensino-aprendizagem e transformam a sala de aula em um ambiente estimulante e desafiador para os alunos. Fazem parte de seu portfólio, a Innovation Room, um espaço maker personalizado com diversas soluções de educação; o Pense Matemática, que ensina a matemática de uma forma divertida; as Mesas Educacionais, que auxiliam na alfabetização e no letramento - com patente depositada em vários países; o Schood, a pulseira inteligente que oferece mais segurança à escola e facilita a gestão e o Aprimora, um ecossistema de ensino adaptativo que respeita a individualidade e conhecimento de cada aluno. Além de oferecer essas soluções, a Tecnologia Educacional é parceira autorizada para a distribuição da LEGO® Education no Brasil e distribuidor máster do Micro:bit na América Latina. A área de Tecnologia Educacional - assim como as marcas Anker, Boreo, Positivo, Positivo BGH, Quantum, VAIO e 2A.M. - conta com investimento e suporte da Positivo Tecnologia. Mais informações em https://tecnologia.educacional.com.br/

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem