Tradições Japonesas De Final De Ano São Destaque Do #JHSPOnline, Com Conteúdo Exclusivo Sobre As Celebrações E Pratos Tradicionais

  Tradições Japonesas De Final De Ano São Destaque Do #JHSPOnline, Com Conteúdo Exclusivo Sobre As Celebrações E Pratos Tradicionais  

Para o período que encerra o ano, a instituição apresenta conteúdos sobre as tradições japonesas de final de ano, entre eles, preparação de pratos tradicionais, a apreciação da beleza do primeiro nascer do sol, superstições e costumes milenares que são respeitados e praticados até os dias de hoje 


(Divulgação)

São Paulo, dezembro de 2020 – Celebrações de final de ano, tradicionalmente representam importante faceta cultural de um povo e, no caso do Japão, elas representam também um momento espiritual com boas vibrações na companhia da família e pessoas próximas. Por isso, a Japan House São Paulo destaca, de 14 a 31 de dezembro, rituais importantes que são até hoje praticados pelos japoneses nesse período do ano, como o preparo de diversos pratos tradicionais, que tornam as refeições ainda mais simbólicas. Para acompanhar e aprender mais sobre o tema, basta conferir a programação do #JHSPOnline nas redes sociais da instituição. 

No dia 14, será veiculada uma série de vídeos agradáveis ao paladar, concedendo destaque para o macarrão japonês Soba, prato tradicional popular e bastante apreciado durante a passagem do ano. Feito a partir do trigo sarraceno, com alto teor nutritivo e podendo ser servido tanto quente quanto frio, o prato será apresentado pela chef Telma Shiraishi, do restaurante Aizomê, e receberá o chef Takaaki Yasumoto, do Yakitori, para contar sobre o Toshikoshi soba, receita tradicional do final do ano que se tornou um ritual no país e representa a longevidade e felicidade duradoura, além de também prepararem uma rica demonstração do prato.  

 

Ainda no clima de final de ano, dia 16 o #JHSPONLINE abordará sobre o Nengajo, o hábito de enviar cartões de ano novo aos familiares, colegas de trabalho e amigos que foram importantes ao longo do ano. Será contado sobre a origem desse costume e como funciona nos dias de hoje. Além disso, o público terá acesso a três modelos de cartões para enviar às pessoas queridas, podendo customizar e expandir a sua criatividade, se aprofundando na cultura japonesa.  

 

Falando em decoração do ano novo, extremamente tradicional no Japão, no dia 18 o conteúdo compartilhado irá explorar os significados de símbolos específicos que marcam esse momento tão especial. E dia 21 de dezembro, continuando com os pratos tradicionais da passagem do ano está o Mochi, tradicional doce feito de arroz glutinoso. O patissier Cesar Yukio fará uma demonstração do passo a passo dessa iguaria baseada nos costumes de sua própria família.  

 

Já no dia 28, em mais um vídeo inédito e especial, a chef Telma Shiraishi, ao lado do o chef Fernando Kuroda, contará e demonstrá a preparação de mais uma refeição muito popular no ano novo, o Ozoni, sopa preparada a partir do mochi, que pode receber como complemento caldo de peixe dashi, algas kombu, takenoko, frango, frutos do mar, kamaboko, entre outros. E no último dia do ano, 31, a programação se despede com mais detalhes sobre o Hatsuhinode, conhecido como o primeiro amanhecer do novo ano, explicando que admirar o nascer do sol tem uma grande importância na tradição e é realizada desde os antigos japoneses. Pode ser visto nas praias e montanhas e é uma forma de comemorar e receber boa sorte, sendo um momento de grande relevância à cultura japonesa. 

 

Confira a programação sobre a cultura nipônica durante a passagem do ano novo 

 

14 de dezembro - Segunda-feira  

Soba  

A chef Telma Shiraishi (Aizome) convida o chef Takaaki Yasumoto (Yakitori) para demonstrarem e contarem um pouco mais sobre o Toshikoshi soba, o ritual do soba da passagem do ano. O soba é um macarrão feito a partir do trigo sarraceno e tem um alto teor nutritivo e um gosto maravilhoso.  

 

16 de dezembro - Quarta-feira  

Nengajo  

Nengajo é uma tradição japonesa de enviar cartões de ano novo para as pessoas que foram importantes ao longo do ano. Será explicado a sua origem e será disponibilizado ao público 3 modelos de cartões para customizar e enviar.  

 

18 de dezembro - Sexta-feira  

Decoração de ano novo  

Cada símbolo japonês há um significado de relevância importância à cultura japonesa, e no post explorará a origem e trará informações sobre as decorações de ano novo no país.  

 

21 de dezembro - Segunda-feira  

Mochi  

A passagem do ano é um momento muito especial e tradicional para a sociedade japonesa. A JHSP irá disponibilizar uma série de vídeos para falar dessa celebração e dos pratos tradicionais e mais comumente nesse período. Dessa vez será a vez do Mochi, bolinho de arroz glutinoso que terá seu passo a passo demonstrado pelo patissier Cesar Yukio.  

 

28 de dezembro - Segunda-feira  

Ozoni  

A chef Telma Shiraishi convida o chef Fernando Kuroda para contar e demonstrar a preparação do Ozoni, uma sopa especial das festividades de ano novo cujo elemento principal é o mochi.  

 

31 de dezembro - Quinta-feira  

Hatsuhinode  

Hatsuhinode é o termo japonês utilizado para descrever o primeiro amanhecer do novo ano. O nascer do sol tem extrema importância e reúne pessoas para apreciá-lo nas praias ou montanhas como forma de comemoração e boa sorte ao ano que está entrando.  

 

Acompanhe a JAPAN HOUSE São Paulo nas redes sociais:  

Site: https://www.japanhousesp.com.br/  

Facebook: www.facebook.com/JapanHouseSP/  

Instagram: @japanhousesp  

Twitter: //twitter.com/japanhousesp  

Youtube: www.youtube.com/japanhousesaopaulo  

   

Fonte:Assessoria de Imprensa

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem