INTERNACIONAL

Por Joacles Costa


JUCARENTE - ANGOLA LANÇA MEGA CAMPANHA DE PROMOÇÃO PARA SAÚDE 

foto de divulgação

A actividade "mega-campanha de promoção da saúde  comunitária - SOS VIZINHO" foi lançada, neste Sábado, 23 de Janeiro de 2021,  no bairro Jumbo, em Luanda, numa cerimônia que contou com a presença do Administrador Distrital da Maíanga, José Oliveira, responsáveis da Área Social,  representantes municipal de o Conselho Nacional da Juventude (CNJ) e da Associação dos Estudantes Universitário.

Jose Gombo/ Presidente 

A acção com períodicidade quinzenal, prevê levar Informações Educação e Comunicação (IEC) para Saúde nas comunidades dos vários bairros dos distritos dos 9 municípios da província de Luanda, em tempo de pandemia, sobre covid-19, malária, tuberculose, VIH/SIDA, Diabetes, doenças hipertensivas e saúde sexual e reprodutiva.

foto de divulgação

Durante o lançamento, foram visitadas mais de 3 mil famílias, das quais diagnósticou-se um alto índice de incidência sobre malária, tuberculose, HIV/SIDA e diabetes.

foto de divulgação

Das visitas efectuadas, a atenção recaiu para um menino de 10 anos, com uma paralisia em dois membros, que carece de um acompanhamento de especialistas. 

foto de divulgação

No  que tange às medidas de prevenção  contra covid-19, o nível de negligência nos moradores  é notório pelo não  uso da máscara facial,  em toda a zona  propectada.  Relativamente ao sistema sanitário básico é muito preocupante  o nível de águas paradas e sarjetas entupidas, lixo mal acondicionado em longas extensões em zona com afluência populacional e de actividades comerciais.

foto de divulgação

Durante a jornada, foram distribuídos mais 21 mil, preservativos, incluindo lubrificantes,  material de IEC e  500 unidades de refeições inteligentes, de alta densidade energética e nutricional, numa gentileza da Futurelife. 

foto de divulgação

Mais de 350 Agentes Comunitários foram mobilizados a referida acção.  O próximo evento acontece dentro de 15 dias no Distrito Urbano do Ngola Kiluanje, município de Luanda.

Contato: @jucarenteassociacao

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem