No Dia Nacional Do Empresário Contábil, Profissionais São Desafiados Pelo Cenário De 2021

  No Dia Nacional Do Empresário Contábil, Profissionais São Desafiados Pelo Cenário De 2021

(Divulgação)

No dia 12 de janeiro é comemorado o Dia Nacional do Empresário Contábil, data essa que foi instituída em âmbito nacional em março de 2011, voltada para celebrar a dedicação e a importância deste profissional tão importante quando o assunto é finanças.

Quando pensamos em contador, logo nos vem à cabeça aquele trabalho totalmente burocrático, repleto de números, guias e certidões, impostos e notas fiscais, não é mesmo? Mas a contabilidade não se faz apenas dessa maneira. Um contador atento e que ama o que faz, vem pra somar no desenvolvimento econômico, e na organização financeira de uma empresa, traçando objetivos, e planejando o negócio de seus clientes para prosperar financeiramente.

Diante de um mundo em pandemia, as incertezas na economia se tornaram uma preocupação mundial, por isso, a contabilidade se faz cada vez mais necessária, e com isso, o empresário contábil cada vez mais requisitado para desempenhar um papel fundamental fazendo análises não apenas sobre o presente momento, mas também a médio e longo prazo com estratégias traçadas para que, de fato sejam efetivas de forma legal e concreta.

Atualmente, existem mais de 500 mil profissionais registrados e ativos nos Conselhos Regionais de Contabilidade.  Mas, o que se espera desse profissional? Um empresário contábil de autoridade tem como habilidades, a busca incansável por qualificação, acompanhar as atualizações, organização, solução de problemas, estar preparado para ser um consultor, saber trabalhar em equipe, ter uma comunicação ágil e ter sempre um olhar mais aprofundado do que está acontecendo para ajudar a gestão a tomar as melhores decisões. Postura. Esse é outro ponto de muita importância. Um excelente profissional da contabilidade zela a ética, dignidade, respeito, responsabilidade e qualidade profissional.

Por isso, venho ressaltar a importância dessa profissão que empreende, gera empregos, gera rendas e deixa uma grande contribuição na sociedade. O que posso dizer como empresária contábil, é que procuro entender as necessidades e dores de cada cliente, para que possa orientá-los no melhor caminho possível, obedecendo sempre os princípios e normas da contabilidade, para que tenham prosperidade financeira em suas empresas. Esse é o papel de todo contador, colaborar para que nossos clientes prosperem da melhor forma e tenham saúde financeira.

*Dora Ramos é consultora contábil com mais de 30 anos de experiência. Empreendedora desde os 21 anos, é CEO da Fharos Contabilidade e Gestão Empresarial.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem