ESPORTES

Por Joacles Costa

Driven - Pilotando para a Glória

O filme “Driven - pilotando para a Glória” começa a ser produzido no país e promete  muita adrenalina.  A história do automobilismo brasileiro na tela grande tem previsão de estreia para 2022. 

Formula 2 ´Jesus Saves Racing Team’ de 1978 com motor Hart


Os aficionados em Fórmula 1 já estão ansiosos com a novidade. O filme Driven- pilotando para a Glória começa a ser produzido no Brasil. Com direção e produção de Murilo Drossun, roteiro da jornalista Gaby de Saboya e Txai Rodrigues, conta a história do ex-piloto de Fórmula 1, Alex Dias Ribeiro, conhecido por pintar seu carro com o logotipo ‘Jesus Saves’ e por participar da organização Atletas de Cristo. O longa de ficção tem estreia prevista para 2022.

Produção do filme junto a Alex Ribeiro e sua esposa Barbara. (Murilo Drossun, Gaby de Saboya, Alex Ribeiro, Txai Rodrigues, Barbara, Miguel Primo e Otavio Sarrico)

O piloto Alex Ribeiro, hoje com 72 anos em sua casa na cidade de São Paulo

O longa-metragem é parte de um projeto chamado ‘The Pole Position Saga’, uma série de filmes de ficção que conta a história dos maiores pilotos brasileiros e as conexões dentro e fora das pistas desse esporte que acaba de completar 70 anos.

Em sete décadas, o Brasil reuniu 31 pilotos na maior categoria de automobilismo do mundo, mas apenas seis (José Carlos Pace, Emerson Fittipaldi, Nelson Piquet, Ayrton Senna, Rubens Barrichello e Felipe Massa) tiveram a oportunidade de subir no lugar mais alto do pódio para ouvir o hino nacional e tomar o tão desejado banho de champanhe.

Alex Ribeiro erguendo o troféu de vencedor do GP de Nurbugring de F2 em 1978

“Para conhecer a história do automobilismo no Brasil é importante conhecer a história dos vencedores e dos que são mais que vencedores. Essa é a história do piloto Alex Dias Ribeiro.” Gaby de Saboya – Roteirista

Driven vai mostrar os bastidores das provas de automobilismo, as disputas nas pistas, nas fábricas e entre equipes. O filme aborda também a fé, que levou Alex Dias Ribeiro de piloto à Atleta De Cristo com participação nas Copas do Mundo.

“O Alex é um ser humano especial que toca o coração de quem tem o prazer de ter contato com ele, e viveu uma vida que vale a pena ser contada e lembrada. A história dele é maior do que vencer ou perder. A história dele nos faz sentir parte de algo maior.” – Txai Rodrigues - Roteirista.

Introdução ao projeto:

Driven – pilotando para a Glória – É o primeiro filme da série e já começou a ser produzido. O longa de ficção conta a trajetória do piloto mineiro, radicado em Brasília, Alex Dias Ribeiro, desde a oficina na Capital Federal, de onde saiu o famoso carro “Patinho Feio”. O enredo apresenta momentos marcantes da carreira do piloto como as passagens pelas Fórmulas 3,2 e 1, os problemas fora e dentro das pistas, a fé, a aposentadoria precoce, o trabalho nos Atletas de Cristo até a participação no tetra e penta mundial de Futebol. Grandes Personalidades do automobilismo brasileiro estarão presentes no filme, entre eles Emerson Fittipaldi, bicampeão da Fórmula 1 e amigo de Alex até os dias de hoje; Nelson Piquet, tricampeão da Fórmula 1 e amigo de infância e Roberto Pupo Moreno. 

Sinopse oficial:

Em plena década de 60, Alex Ribeiro, mudou com sua família para a nova capital do Brasil, Brasília - DF, e após um grave acidente de carro com o seu pai, Alex pediu a carroceria destruída do automóvel dele, com o intuito de construir um carro de corrida e participar das competições de Brasília, porém, Alex estava destinado a algo muito maior que as corridas de rua, a "Fórmula 1."

Alex, Piquet, Emerson e Wilson Fittipaldi juntos

Murilo Drossun, diretor e produtor do filme e dos outros longas da série, e também piloto de automobilismo, deixa claro seu entusiasmo com os resultados dessa produção:

“Sinto uma coisa única, pois é um feito inédito no cinema nacional contar essas histórias. Me sinto guiando um Fórmula 1 a 300km/h numa curva na chuva, a emoção está a flor da pele, não é todo dia que fazemos o filme do nosso ídolo das pistas e inspiração de vida.” – Murilo Drossun – Diretor

A preparação antes da corrida

Expectativa

Jornalistas e Profissionais especializados em automobilismo comentam sobre o filme:

“Eu acho interessantíssimo um filme que fale do Alex Ribeiro, uma figura super conhecida para quem anda nos Paddocks e para a geração antes do Nelson Piquet, mas talvez da minha geração em diante não seja muito conhecido e é um cara importantíssimo para o automobilismo brasileiro.”

Mariana Becker – Repórter da Globo de F1

“O resgate da história dos pilotos brasileiros não é apenas um resgate esportivo. É também uma questão cultural. Como um grupo de pilotos de um país atrasado tecnologicamente e sem tradição na indústria automobilística, conseguiu se impor ao longo dos anos.”

Ernesto Rodrigues, jornalista, autor da biografia “O Herói Revelado” sobre Ayrton Senna e produtor da série “Brasil nas pistas” do Canal Brasil.

“Um filme sobre Alex Ribeiro é como se fosse uma necessidade histórica e uma obrigação cinematográfica .”

Denilson Felix, diretor do documentário “Camber”

Fotos: Arquivo pessoal Alex Ribeiro

Contatos: 

Assessoria de imprensa:

Cláudia Tisato

21- 99256 – 7350

assessoriatisato@gmail.com

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem