Governo Federal, Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, através da Lei Aldir Blanc, apresentam:

  Governo Federal, Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, através da Lei Aldir Blanc, apresentam:

"JOANA GETÚLIO – UMA BANDA DE BANHEIRO"

Um festival com programação virtual, que inclui entrevista com a drag queen influencer Rita Von Hunty, artistas performáticos convidados, como Luís Lobianco, e show “Joana Getúlio – uma banda de banheiro

(Divulgação)

Música, humor, papo cabeça, diversidade, diversão. Tudo isso junto e misturado no Festival Joana Getúlio, que promove três ações: entrevista no dia 26 de fevereiro, sexta-feira, performances de artistas convidados no dia 27, sábado, e transmissão on-line do espetáculo musical “Joana Getúlio – uma banda de banheiro”, ao vivo, pelo YouTube, no dia 6 de março, (sábado).

Reunindo atores e músicos, a performática banda Joana Getúlio, busca a base para sua criação artística e sua contribuição para a construção de uma sociedade mais inclusiva nos movimentos LGBTQIA+ e feminista. A banda é formada por Nelson Borges, Isabela Rangel, Felipe Arouca, Andréa Cevidanes e Dani Ramalho; e todos tocam pelo menos um instrumento. Já o repertório é bem diverso, transitando da MPB ao brega, passando por Whitney Houston e sertanejo no meio do caminho, sempre usando e performando em cima das letras e brincando com o próprio estilo. Um irresistível caldeirão azeitado e bem apimentado!

“O show é de onde surge todo o projeto; pela vontade de passarmos nossa mensagem abordando questões de relevância a partir do humor”, explica Mateus Bento, produtor executivo do projeto.

O festival também vai contar com artistas convidados: Luís Lobianco e Éber Inácio, que juntos se apresentavam no recém-fechado Buraco da Lacraia e foram inspiradores para a galera do Joana Getúlio; e as drag queens Palloma Maremoto e Karoline Absinto, dois grandes nomes da cena noturna carioca.

O papo cabeça, mas também divertido, é com a drag queen Rita Von Hunty, criação do artista, professor e youtuber Guilherme Terreri Pereira, que conquistou uma legião de fãs com suas aulas de política numa linguagem didática e de fácil acesso na web. São mais de 500 mil seguidores no Instagram e mais de 700 mil inscritos no seu canal no YouTube: Tempero Drag.

Democrática no acesso, toda a programação do festival estará disponível gratuitamente no canal Joana Getúlio no Youtube. Na apresentação do show online e ao vivo, haverá tradução e interpretação em libras, garantindo a acessibilidade de pessoas com deficiência auditiva. Ao final das ações, será produzido um documentário sobre o evento e sobre a banda, que contará também com legendagem em português.

EQUIPE JOANA GETÚLIO

Mateus Bento – produtor executivo do Joana Getúlio Festival

É graduando em Produção Cultural pela Universidade Federal Fluminense, tendo experiência como diretor de produção, sendo contemplado no edital de ocupação da FUNARJ para o segundo semestre de 2019, em que também atuou como iluminador. Como assistente de produção, trabalhou no musical infantil "Orfeu – o menino que sonhava em samba", indicado ao prêmio Zilka Salaberry de melhor espetáculo, encenado em três temporadas, sendo duas no Parque das Ruínas e uma no Centro de Artes UFF. Como estagiário, trabalhou no CCJF - Centro Cultural Justiça Federal e no CCMJ - Centro Cultural Museu da Justiça, tanto na parte administrativa e quanto diretamente nos palcos, tendo experiência com montagem e operação de luz, som e projeção para shows, peças e festivais de cinema, participando da avaliação e pré-seleção dos projetos que chegaram por meio de editais de ocupação, e também propondo eventos institucionais nos dois aparelhos culturais, além de fazer trabalho de assessoria de imprensa e produção local de todos os eventos que aconteceram nos espaços, totalizando mais de 100 eventos nos últimos anos.


Andréa Cevidanes - diretora artística, atriz, musicista e cantora da banda Joana Getúlio

Professora da Oficina das Artes (curso livre de teatro para crianças, adolescentes e adultos), desde 1997. Já atuou também como diretora e professora na Companhia Nós do Morro (2006). É produtora cultural do colégio Pentágono desde 2002. Produtora, pesquisadora, dramaturga e atriz da Companhia de Teatro Porão desde 2000. Sua principal formação profissional com a arte cênica é: Casa de Cultura Laura Alvim (CAL) e O Tablado. Nas artes circenses, tem experiência com acrobacia e oficinas de palhaço. Tem em sua experiência profissional, além dos trabalhos com esta Oficina: diretora e produtora da Cia Sótão, professora de curso livre da escola profissionalizante de teatro “Nova Escola”, e professora de teatro no Colégio Metropolitano. Possui cerca de 25 prêmios, entre eles, os de melhor atriz, melhor diretora, e dramaturga.


Nelson Borges – ator músico e cantor da banda Joana Getúlio

Músico há 30 anos, integrante da Cia Teatro Porão desde 2015, poeta, cronista e compositor, tem dois livros publicados e cerca de 80 composições registradas. Integrante dos grupos de resistência da arte e da cultura Maminha de Alcatra e Joana Getúlio, dos quais é um dos fundadores.

Isabela Rangel – atriz, musicista e cantora da banda Joana Getúlio

Atriz há 15 anos, integrante da Cia Teatro Porão desde 2015, formada no curso básico de música da Escola Villa-Lobos, na modalidade canto. É graduanda do curso de direito da UFF, onde realiza pesquisa sobre o teatro legislativo de Augusto Boal. Integrou o Conselho Municipal LGBTI+ de Niterói, representando o Coletivo Lamparinas do curso de Direito da UFF, do qual é uma das fundadoras.

Felipe Arouca – ator, músico e cantor da banda Joana Getúlio

Licenciando em Teatro pela Faculdade Cesgranrio. Ator, cantor e percussionista da Cia Teatro Porão desde 2015. Apresentador no programa "Tempo da Terra" no canal Futura. Participou de festivais nacionais de teatro e do projeto “Plateias Hospitalares” dos Doutores da Alegria. Formado em Gestão Ambiental pelo IFRJ. Licenciando em Arte Cênica pela Faculdade Cesgranrio. Ator, cantor e percussionista da Cia Teatro Porão e da banda Joana Getúlio.

Dani Ramalho – diretor musical, ator, músico e cantor da banda Joana Getúlio

Licenciando em Educação Musical pelo Conservatório Brasileiro de Música. Frequentou o curso Intermediário da UFRJ cujo instrumento foi canto lírico, tendo concluído o curso avançado de canto lírico da Escola de Música Villa-Lobos na classe da professora Hélida Lisboa. É preparador vocal do espetáculo "Bitucanto", encenado pelo Coro de Câmara da Escola de Música Villa-Lobos. É coralista do Coro Cênico Cesgranrio no qual recentemente apresentou se com o espetáculo "Raízes Indígenas". Atua como Diretor Musical e Preparador Vocal do Espetáculo "A Cumadre Fulôzinha" e também como Preparador Vocal do musical "Orfeu, o menino que sonhava em samba". É cantor performático da Banda Joana Getúlio. Além de, atualmente, ministrar aulas de canto.

Rúbia Vieira – iluminadora do espetáculo “Joana Getúlio – uma banda de banheiro”

Atua nas funções de atriz, iluminadora e cenógrafa desde 1998. É produtora e aderecista, e trabalhou no Festival Internacional de Bonecos – Canela e no Festival Nacional de Teatro de Canela – RS, durante mais de dez anos como iluminadora, diretora de palco, produtora e coordenadora. Foi integrante do Grupo Artigos e trabalhou como assistente de produção na Cia Nós do Morro em 2006 e 2007. Foi iluminadora do Teatro Solar de Botafogo de 2012 a 2014. Atualmente, trabalha com iluminação (criação e operação) em produções teatrais cariocas. Nesta companhia, trabalha desde 2007. Tem em sua formação cursos e oficinas de Interpretação, de cenografia e de iluminação, entre eles estão os cursos de interpretação com José de Abreu (2006), de Cenografia com Gringo Cardia (2003) e de Iluminação Técnica com Abílio Henrique (1997).

 

SERVIÇO

Dia 26 (sexta-feira) , 20h – Entrevista Rita Von Hunty

Dia 27 (sábado), 19h – Papos e performances com artistas convidados: Luís Lobianco, Éber Inácio, Palloma Maremoto e Karoline Absinto.

Dia 6 de março (sábado), 20h, - Show “Joana Getúlio – uma banda de banheiro”

Toda a programação no canal Joana Getúlio no YouTube (https://www.youtube.com/c/joanagetulio)  e no Instagram (joanagetulio)



Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem