Na Quarentena, Vinho Está Entre Os Preferidos Dos Brasileiros; Confira Benefícios Da Bebida E Cinco Receitas Fáceis Que Levam O Tinto Ou O Branco

  Na Quarentena, Vinho Está Entre Os Preferidos Dos Brasileiros; Confira Benefícios Da Bebida E Cinco Receitas Fáceis Que Levam O Tinto Ou O Branco

Se ingerido de forma consciente, vinho pode auxiliar no funcionamento da mente e do corpo


(Divulgação)

O Stilingue, plataforma de IA para monitoramento da internet e interação no universo web, rankeou as menções ao consumo de bebidas durante a quarentena e o vinho está entre os preferidos dos brasileiros. De março a dezembro de 2020, a empresa monitorou mais de 2,5 milhões de publicações e, dentre os alcoólicos, a bebida aparece atrás apenas da cerveja.

O levantamento do Stilingue revelou ainda que uma das mensagens mais relacionadas às bebidas diz respeito a preocupações dos efeitos na saúde, corpo e pele. O Nutricionista do WW Vigilantes do Peso, Matheus Motta, falou sobre a ingestão dessa bebida, os cuidados necessários e até seus benefícios.

Para o corpo e a mente

De acordo com Motta, o consumo moderado de vinho pode ser benéfico para o corpo e ajuda na manutenção da saúde mental.

Ele explica que um dos principais motivos é a presença de um forte antioxidante em sua composição, o resveratrol, presente nas cascas e sementes de qualquer uva. Mas alerta: a recomendação diária é de uma ou duas taças de vinho (cerca de 125 ml) por dia – independentemente se tinto ou branco.

"Quando em uma dieta balanceada e saudável, o consumo moderado e consciente do vinho pode trazer alguns benefícios já que é uma bebida rica em polifenóis - como alguns estudos vêm demonstrando os resultados positivos contra doenças cardiovasculares, aterosclerose, hipertensão, certos tipos de câncer, diabetes tipo 2 e síndrome metabólica. Porém, o consumo excessivo desta bebida pode ser associado às mesmas doenças já mencionadas. Por isso, a bebida não precisa ser excluída, mas seu consumo precisa ser moderado.” 

Ao seguir o programa de emagrecimento ‘do meu jeito’ - eleito o melhor do mundo em 2021, pela 11ª vez consecutiva -, o Associado também pode monitorar sua ingestão de vinho. Para quaisquer dos planos, uma taça de vinho branco ou tinto possui só 4 PontosSmart.

Receitas fáceis de preparar com vinho

A bebida também serve de ingrediente em diversos pratos. Confira agora cinco receitas selecionadas pelo Nutricionista que levam vinho. As fotos em alta resolução estão disponíveis neste link.

Contra-filé ao molho de vinho

Tempo de preparo: 30 minutos


Ingredientes

4 contra-filés sem gordura e crus

¼ de colher de chá de sal

¼ de colher de chá de pimenta-do-reino preta moída

1 cebola grande

180ml de vinho tinto

1 ramo de tomilho fresco

1 ramo de alecrim fresco

1 colher de sopa de salsa fresca

 

Modo de preparo

Tempere os bifes com o sal e a pimenta. Depois, aqueça uma frigideira antiaderente em fogo médio. Arrume os bifes e cozinhe por três minutos cada lado (para uma carne mais bem passada, deixe cozinhar por mais tempo). Transfira a carne para um prato e cubra levemente com papel alumínio.

Para o molho, na mesma frigideira da carne, adicione o azeite e a cebola e refogue por dois minutos. Adicione o vinho, aumente o fogo e deixe ferver. Acrescente os ramos de tomilho, alecrim e salsa. Deixe reduzir, cozinhando por mais quatro minutos, mexendo para o molho não secar nas laterais da frigideira. Retire os ramos das ervas e descarte. Sirva a carne com uma colher de sopa e meia de molho por cima.

Medalhão de mignon com molho de vinho tinto

Tempo de preparo: 28 minutos



Ingredientes

1 lata de óleo em spray

½ colher de chá de sal

½ colher de chá de pimenta-do-reino preta moída

500g de filé-mignon sem gordura cortado em dois medalhões

90ml de vinho tinto

1 colher de chá de manteiga sem sal

Modo de preparo

Preaqueça o forno a 200°C. Unte uma assadeira com um pouco de óleo spray. Aqueça em fogo médio uma frigideira untada com óleo spray. Tempere os medalhões com sal e pimenta. Quando a frigideira estiver quente, coloque a carne e cozinhe, sem virar, por cinco minutos. Vire com o auxílio de uma espátula e cozinhe por mais seis minutos.

Retire os medalhões da frigideira e coloque na assadeira. Cubra com papel alumínio e leve ao forno por mais dez minutos. Enquanto isso, coloque o vinho na frigideira e aumente o fogo. Deixe reduzir à metade do líquido e então adicione a manteiga. Cozinhe, mexendo, até que ela derreta. Retire a carne do fogo e deixe descansar por dez minutos antes de cortar. 

Sugestão adicional: Sirva o medalhão com legumes no vapor ou purê de batatas.

Frango com cogumelo ao vinho branco

Tempo de preparo: 1 hora


Ingredientes

600g de peito de frango sem pele e sem osso, cortado em quatro filés

½ colher de chá de sal

¼ de colher de chá de pimenta-do-reino preta moída

2 colheres de chá de azeite de oliva

120g de cogumelos crus e fatiados

1 cebola

1 cenoura picada

½ xícara de aipo (salsão) picado

3 dentes médios de alho amassados

1 colher de chá de ervas de provence

1 colher de sopa de farinha de trigo

1 xícara de caldo de galinha, sem gordura

¾ de xícara de vinho branco

2 colheres de sopa de salsa fresca picada

4 xícaras de macarrão integral cozido (talharim ou espaguete)

Modo de preparo

Tempere o frango com o sal e a pimenta. Em uma frigideira antiaderente grande, aqueça uma colher de chá de azeite em fogo alto. Cozinhe os filés de frango por cerca de sete minutos, até que os dois lados dourem completamente. Transfira para um prato.

Na mesma frigideira, aqueça o restante do azeite em fogo médio e cozinhe o cogumelo até dourar levemente. Acrescente a cebola, a cenoura, o aipo, o alho e as ervas. Cozinhe até que a cebola amoleça. Salpique a farinha e doure por mais um minuto. Adicione o caldo e o vinho e deixe levantar fervura.

Junte o frango e algum caldo que tenha se formado. Diminua o fogo, tampe e deixe cozinhar por cerca de 20 minutos, até que o frango fique completamente cozido e macio. Salpique a salsa e sirva com a massa bem quente.

Risoto de manga e camarão

Tempo de preparo: 50 minutos


Ingredientes

250g de camarão cru limpo e sem casca

1 xícara com manga picada

¼ de colher de chá de pimenta-do-reino preta moída

½ colher de chá de sal

1 colher de sopa de manteiga

1 cebola

1¼ de xícara com arroz arbóreo cru

⅓ de xícara com vinho branco

6 xícaras de caldo de legumes com baixo teor de sódio

Modo de preparo

Tempere os camarões e a manga com a pimenta-do-reino e metade do sal. Aqueça uma panela antiaderente com o azeite e doure os camarões por dois ou três minutos. Reserve.

Na mesma panela, derreta a manteiga e refogue a cebola, até ficar transparente. Acrescente o arroz, o restante do sal e misture. Adicione o vinho e mexa constantemente, até ele ser completamente absorvido.

Adicione o caldo de legumes, uma xícara de cada vez, mexendo constantemente, até o arroz ficar macio, mas sem deixar secar totalmente. Acrescente os camarões com a manga e misture delicadamente. Sirva imediatamente.

Peras ao vinho tinto e canela

Tempo de preparo: 45 minutos


Ingredientes

500ml de vinho tinto

50g de adoçante xilitol

2 unidades de canela em pau

4 colheres de sopa com casca de limão siciliano

4 pêras maduras e com o cabo intacto

Modo de preparo

Em uma panela média junte o vinho, o adoçante, a canela, a casca do limão e meia xícara de água. Leve ao fogo médio e deixe ferver. Adicione as peras, deixando-as em pé. Reduza o fogo e cozinhe, tampado com uma folha de papel manteiga, por 25 a 30 minutos ou até que as peras estejam macias.

Usando uma escumadeira, transfira com cuidado as peras para um prato. Descarte a canela e a casca de limão. Deixe o molho ferver na panela, sobre fogo médio. Cozinhe por cinco  minutos ou até engrossar. Deixe esfriar. Sirva as peras com raspas de limão e despeje o molho de vinho tinto por cima.

Sobre o WW Vigilantes do Peso

O WW Vigilantes do Peso faz parte da WW, antiga Weight Watchers, empresa de capital aberto cotada na Nasdaq (bolsa de empresas digitais), líder global em gerenciamento de perda e manutenção do peso com foco em bem-estar e saúde. Inspiramos milhões de pessoas a adotarem hábitos saudáveis para uma vida real. Por meio de nossa engajadora experiência Digital e Workshops Virtuais, os Associados seguem nosso programa sustentável que engloba alimentação saudável, atividades físicas e uma mentalidade positiva. Com mais de cinco décadas de experiência na construção de comunidades e profunda expertise em ciência comportamental, nosso objetivo é oferecer bem-estar para todos. Para saber mais, visite vigilantesdopeso.com.br. Para mais informações sobre nossos negócios globais, visite corporate.ww.com.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem