Bem Brasil e o foco na gestão sustentável da água

 Bem Brasil e o foco na gestão sustentável da água

Líder em vendas de batata pré-frita congelada no país, empresa reutiliza 90% do recurso hídrico absorvido em seus processos produtivos da unidade Perdizes

(Divulgação)

Instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU), o Dia Mundial da Água, celebrado na próxima segunda-feira (22/03), tem o objetivo de reforçar a importância de se ampliar as ações para a preservação das fontes hídricas, essenciais à sobrevivência humana. Na Bem Brasil Alimentos, a preocupação com o tema está no DNA da empresa. Desde sua inauguração, o consumo consciente e a gestão sustentável desse recurso estão atrelados às práticas e à cultura organizacional. Tanto que a companhia reutiliza 90% da água absorvida no decantador do lavador, além de tratar os 10% restantes. E continua implementando iniciativas pioneiras para reduzir ainda mais os impactos ambientais do negócio.

Um dos destaques dessa atuação responsável é a Estação de Tratamento de Efluentes (ETE), grande desafio na época da inauguração da sua primeira fábrica, em 2006. O clima quente e úmido de Araxá, no Triângulo Mineiro, exigiu a criação de um método específico, único e, ao mesmo tempo sustentável, para realizar a limpeza físico-química e biológica dos resíduos gerados na linha de produção, antes de devolvê-los ao corpo hídrico, dentro de padrões estabelecidos pelo órgão ambiental. A unidade ainda conta com uma ETA - Estação de Tratamento de Água, que tem como principal objetivo garantir os padrões de potabilidade ao consumo humano.

Outra ação importante é a fertirrigação das lavouras, na planta de Perdizes, que aproveita os efluentes líquidos tratados e é considerado um dos métodos mais eficientes na utilização sustentável dos recursos hídricos e economia de água, prática associada à chamada “Economia Circular”. Além disso, dentro do próprio processo produtivo da companhia, há equipamentos que consomem menos as fontes naturais e possibilitam a recirculação em algumas fases. “A sustentabilidade nasceu com a empresa, antes mesmo de ser prática comum no mercado. Os investimentos e a busca por inovação no setor ambiental são permanentes e com resultados eficientes aqui. Aliás, acreditamos que, para crescermos e nos mantermos prósperos, é preciso respeitar todo o ecossistema”, ressalta a supervisora de Meio Ambiente da Bem Brasil, Érika Araújo.

Novos projetos

Ela acrescenta que, atualmente, a companhia, líder em vendas de batata pré-frita congelada no país, implanta novos projetos estratégicos de gestão da água, incluindo a captação de chuva para destinar às áreas internas e à jardinagem. “Poderemos ter um reuso mais nobre, como com irrigação de plantas, limpeza de pisos, descargas de vasos sanitários, dentre outros. É uma iniciativa que compreende componentes nas várias etapas do processo: transporte da água da chuva através de tubos, filtragem e armazenamento em grandes tanques para reutilização ou recarga em grande escala”, explica.

Érika ressalta que a escassez da fonte hídrica afetaria, ao menos, dois terços da população mundial em 2050, segundo relatório da ONU. “Isso quer dizer que trabalho e dedicação na indústria alimentícia serão necessários para garantir a qualidade da água e a segurança alimentar”, conclui. A Bem Brasil também realiza treinamentos internos com os colaboradores – para consumo consciente do insumo nos nossos processos – e atividades de sensibilização e orientação da comunidade, especialmente escolas, sobre a utilização racional da água.

Sobre a Bem Brasil

Fabricante 100% brasileira de batata pré-frita congelada e flocos desidratados de batata, a Bem Brasil foi fundada em dezembro de 2006, em Araxá, no Triângulo Mineiro. Pioneira na atividade, conta, atualmente, com duas unidades fabris na região: a de Araxá e a outra no município de Perdizes, inaugurada em 2017. Juntas, geram mais de 600 empregos diretos e de 2 mil indiretos. A companhia é líder em vendas de batatas pré-fritas congeladas no país, produzindo, por ano, mais de 250 mil toneladas de produtos. Além disso, seu mix contempla mais de 20 itens voltados para food service e varejo nacional.


Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem