Gabriel Duran conta tudo o que você precisa saber sobre Meditação

  Gabriel Duran conta tudo o que você precisa saber sobre Meditação

O coaching quebra as principais dúvidas para quem quer começar a prática

(Divulgação)

A meditação serve para dormir e até mesmo para diminuir a ansiedade e a depressão. A base para o sucesso da prática é a concentração e a dedicação. Gabriel que é especialista em saúde mental explica detalhadamente sobre meditação e tudo o que traz de retorno, como a disposição, percepção, intuição e muito mais.
 
O atleta definiu para começar o que é a meditação e quais são os seus princípios ativos.

‘’A meditação é o treinamento da atenção. Os princípios ativos da prática é adquirir mais concentração, percepção, serenidade, ou seja, uma paz interior. Tem também a presença, o relaxamento dependendo de qual direcionamento você fizer com a prática.’’ Comenta ele.
 
Gabriel fala sobre como começar a prática e diz ser como aprender a andar de bicicleta, precisa ter interesse para aprender.

‘’Aprender a meditar é como aprender qualquer outra coisa na vida, como aprender a andar de bicicleta, eu passo muito isso para os meus alunos nas minhas imersões, nos meus programas de coaching... Porque pra aprender qualquer coisa na vida, primeiro você precisa ter curiosidade de algo, a pessoa tem que se interessar para aprender. Então eu chamo de primeiro ser, a curiosidade. O segundo ser é a confusão, onde surgem as dúvidas e os questionamentos, e é nesse ponto onde muitas pessoas param de meditar, fazem poucas vezes e não entendem que os benefícios não são de um dia para o outro, é preciso de muita prática e repetição. O sentimento de confusão é um bom sinal para a pessoa avançar. O terceiro ser é a competência, que é o ponto em que entra o treinamento, a constância, quando você monta um ‘’cantinho’’ para a sua meditação, um espaço seu e reservar uma hora do seu dia para meditar regularmente. O último ser é a consciência, onde a meditação passa a ser parte da sua vida.’’
 
Questionamos o especialista sobre a existência de diferentes técnicas de meditação e ele conta algumas das diversas maneiras de meditar que existem.
‘’Existem diversas técnicas de meditação, como a meditação é um treinamento para a sua atenção, você pode fazer esse treinamento de diversas formas. Você pode meditar não só apenas de pernas cruzadas, concentrado na sua respiração, mas como pode usar também técnicas de sons, com mantras ou técnicas de visualização, com imagens ou até mesmo objetos. Tudo que eu me concentro e coloco minha atenção 100% sem distrações, é um tipo de treinamento de meditação também, como ler um livro, uma corrida, cozinhar... tudo que você coloca toda sua concentração.’’
 
Gabriel diz sobre os principais motivos das pessoas procurarem a meditação, e diz ser para ajudar na ansiedade e na depressão, acrescentando quais são os benefícios a saúde.

‘’Os motivos principais que levam as pessoas a procurar a meditação com certeza é a ansiedade, que é a preocupação com o futuro, a depressão, que é sofrer pelo passado, então acredito que esses dois casos são os que mais levam as pessoas a buscar a meditação. Os benefícios estão relacionados com as 3 saúdes. A saúde física, que você sente o seu corpo com mais energia e disposição, onde você começa a ter mais cuidado com o seu corpo, a sua alimentação, aumentando o sistema imunológico. A saúde mental, a mente fica mais focada a realizar os objetivos, iniciar uma atividade e ir até o final mesmo com obstáculos, você vai saber solucionar cada um deles. A saúde mental ativa também a percepção, a intuição, perceber os sinais que não enxergava antes com a mente muito poluída, com muitos pensamentos. A saúde espiritual, ela beneficia nas leis universais que são invisíveis aos olhos, como a gratidão que você começa a exalar diariamente, atraindo cada vez mais as coisas que você coloca na sua mente, se tornando uma pessoa melhor vivendo de acordo com aquilo que a sua mente deseja, gerando um autoconhecimento.’’
 
Ele encerra falando uma curiosidade que muitas pessoas têm, sobre como a alimentação influencia na prática da meditação.

‘’ A alimentação influencia diretamente, porque se alimenta de forma correta você se torna uma pessoa mais energética e leve, o que faz com que a meditação flua melhor, já se você come coisas industrializadas, o seu corpo direciona toda a sua tenção na digestão.’’ Finaliza ele.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem