No mês que se celebra a Eliminação da Discriminação Racial frentes negras e grandes empresas como Magazine Luiza se unem em evento para combater o racismo nas empresas

  No mês que se celebra a Eliminação da Discriminação Racial  frentes negras e grandes empresas como Magazine Luiza se unem em evento para combater o racismo nas empresas

 Com speakers de gigantes como Magazine Luiza, Google, Nubank, Ifood, B3 e CI&T o encontro Potências Negras Summit acontece dia 30 de março e trará aulas e debates online e totalmente gratuitos com 10 horas de conteúdo

(Ana Minuto-Divulgação)

Em 21 de março de 1960, em Joanesburgo, na África do Sul, 20.000 pessoas faziam um protesto contra a Lei do Passe, que obrigava a população negra a portar um cartão que continha os locais onde era permitida sua circulação. Porém, mesmo tratando-se de uma manifestação pacífica, a polícia do regime de apartheid abriu fogo sobre a multidão desarmada resultando em 69 mortos e 186 feridos. Em memória à tragédia a ONU instituiu o dia para uma reflexão sobre o povo preto e suas pautas. No Brasil torna-se urgente que a sociedade se movimente para a construção de políticas de igualdade. 

“Os últimos acontecimentos e o cenário pandêmico escancararam a desigualdade, o preconceito e a violência, muitas vezes velados. Está, mais do que nunca, evidente que precisamos agir. Quando falamos em oportunidade para pessoas negras e brancas, o cenário brasileiro ainda é de um enorme abismo social”, avalia Ana Minuto, CEO negra da Minuto Consultoria e uma das idealizadoras do Potências ao lado de Victor Lambertucci, CEO da Escola Profissas: “É fundamental entender que uma equipe diversa é mais rica, melhora os resultados de uma empresa e contribui para o seu sucesso. É importante e necessário que todos, juntos pela educação que empodera, formemos protagonistas, e só assim quebraremos a barreira da desigualdade de uma vez por todas”, complementa  Victor.

Ações Afirmativas

A falta de representatividade nas empresas é, entre outros fatores, um dos motivos para tornar essa disparidade tão grande. Para se ter uma ideia, de acordo com os dados da Síntese de Indicadores Sociais (SIS), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), trabalhadores negros, mesmo quando possuem as mesmas competências, recebem salário até 31% menor do que brancos que ocupam o mesmo cargo. Para mudar esse cenário o cientista social Vitor Del Rey, CEO do Instituto Guetto, criou a Escola Ponte Para Pretxs, onde oferece cursos totalmente gratuitos para a comunidade preta. A procura foi tão grande que hoje 5.700 pessoas aguardam vaga em uma fila de espera:

“O Estatuto da Igualdade Racial, convida as organizações da iniciativa privada a dar a sua colaboração de forma efetiva no combate ao racismo com ações práticas que contribuam para uma equidade racial. Isso deve ser feito com políticas de ações afirmativas no ecossistema do trabalho. Nós do Instituto Guetto, via Escola da Ponte e outras iniciativas, contribuímos formando talentos com os softskills mais atualizados. Entregando assim, profissionais qualificados e capacitados pra ser agentes de transformação e grandes colaboradores que trazem inovação e alta performance nas suas funções, diz Vitor.

Outras frentes como o Movimento Black Money, Negras Plurais, Uzoma Diversidade e REAFRO se unem ao evento para provocar a discussão que o racismo estrutural seja combatido com urgência e que essa pauta levada pelo Potências Negras garanta ações onde pessoas negras tenham oportunidades reais.

INFORMAÇÕES E PROGRAMAÇÃO SUMMIT POTÊNCIAS NEGRAS  

O encontro vai ficar marcado como o dia do primeiro evento desse porte focado no desenvolvimento de pessoas negras para o mercado de trabalho. Serão 10 horas de conteúdo, 100% ONLINE E GRATUITO com speakers de gigantes como Google, Ifood, Avon, CI&T, Nubank, entre outras, com aulas empoderadoras sobre cultura negra, habilidades humanas, plano de carreira, branding pessoal e universo corporativo. Nos painéis, discussões propositivas sobre como formar potências negras e dar acesso e oportunidades reais a essas pessoas.

Data: 30/03/2021

Horário: 9h às 12h30 / 14h30 às 20h30

Inscrições: www.potenciasnegras.com.br 

Instagram:http://www.instagram.com/potenciasnegrassummit

Link de transmissão: será enviado por e-mail ou WhatsApp, após a inscrição.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem