Profissionais debatem o mercado cultural e projeções pós-pandemia

  Profissionais debatem o mercado cultural e projeções pós-pandemia

Lives também retratam resultados das oficinas artísticas do projeto Caravana de Ideias, realizado em Paraty


(Divulgação)


A “Caravana de Ideias” realizará uma série de lives, nos dias 17, 18 e 19 de março, pelo Instagram (@caravanadeideias). Com mediação do ator e produtor cultural Fabrício Polido, os bate-papos envolverão todos os artistas do projeto. A diretora musical Andrea Zeni, o músico Tibor Fittel, o ator e contador de histórias José Mauro Brant, a atriz e cantora Janaina Azevedo e a figurinista Carol Lobato abordarão os resultados obtidos na imersão em Paraty, dando um panorama de cada profissão e, por fim, debatendo sobre uma prospecção para o futuro pós-pandemia no cenário cultural do Brasil.

 

“Essa imersão de 10 dias em Paraty, com todas as oficinas completas, proporcionou um aprofundamento e desenvolvimento das ideias propostas pelos alunos”, conta Fabrício Polido, coordenador geral e idealizador da Caravana de Ideias, projeto que foi contemplado pela Lei Aldir Blanc – Edital Retomada Cultural RJ, promovido pelo Governo Federal, Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro.


A iniciativa do projeto Caravana de Ideias, realizada em Paraty, reuniu uma série de oficinas, realizadas por profissionais premiados e reconhecidos no meio cultural, abrangendo diversas áreas criativas e técnicas do fazer artístico: produção cultural, contação de histórias, canto, música, cenário/figurino e áudio.

 

Programação


17 de março, às 20h – Live com Janaina Azevedo e Andrea Zeni


-Janaina Azevedo é cantora, compositora e professora de canto. Lançou seu primeiro cd, "Luz sem Fim", em janeiro de 2005, fazendo turnê pelo país. Também cantou com grandes nomes da música brasileira, como Toquinho e Bibi Ferreira. Atualmente, trabalha como atriz e realiza preparação vocal de espetáculos. Sua oficina “A libertação do som” abordou recursos vocais, expansão da voz e corpo, e o reflexo das emoções na comunicação interpessoal e extra pessoal.


-Andrea Zeni é artista multimídia, com trabalhos em diversas áreas do entretenimento cultural. É diretora geral de shows de diversos artistas e bandas, entre eles Zélia Duncan, Roberta Sá, Simone, Thaís Gulin e Alzira. É autora de trilhas sonoras para teatro, exposições, desfiles e ministra cursos, oficinas, workshops e palestras de áudio e trilha sonora em diversos estados brasileiros, inclusive para a inclusão sócio cultural, há mais de 30 anos. A oficina “Introdução ao Universo Intuitivo do áudio” reuniu um conjunto de atividades para aprendizes de áudio, jovens músicos e estudantes interessados em mergulhar na relação sensível entre o áudio e a música. 

18 de março, às 20h – Live com Tibor Fittel e José Mauro Brant


-Pianista, acordeonista, compositor e arranjador, Tibor Fittel já tocou com artistas como Elba Ramalho, Carlos Lyra, Leny Andrade, Robertinho de Recife, Rildo Hora, Fagner, Martnalia, Zelia Duncan, Claudette Soares, entre outros. Assina trilha de espetáculos de teatro e circo, já participou de trilhas para novelas e minisséries da Globo. Integra o Duo Querubim, com Camila Marliere. A oficina “Música e Escuta” foi uma oportunidade para o público ter acesso ao universo dos sons e identificação prática à escrita musical simples, proporcionando ao aluno a ferramenta para registrar melodias e harmonias, reconhecer estilos musicais e aspectos inerentes ao vocabulário teórico nas canções e música instrumental.


-José Mauro Brant é ator, cantor, autor, diretor de óperas e musicais com mais de 70 espetáculos no currículo e um dos mais prestigiados contadores de histórias com trabalho continuado no Brasil. A oficina “O Contador de Histórias” exercitou habilidades de leitura, percepção e reflexão por meio da prática de contar histórias e suas aplicações em estratégias de promoção de leitura e em contextos pedagógicos e artísticos.

 

19 de março, às 20h – Live com Carol Lobato e Fabricio Polido


-Carol Lobato é figurinista de teatro, teatro musical, cinema e publicidade. Agraciada nas principais premiações de teatro do Brasil, trabalhando com os renomados diretores Paulo de Moraes, João Fonseca, José Mauro Brant, Charles Moeller, Claudio Botelho, Ullysses Cruz, Vitor Garcia Peralta e Moacyr Goes. A oficina “Figurino no Cenário” colocou os participantes em contato com todas as etapas que envolvem a criação de figurino em teatro e sua relação com os outros setores criativos e técnicos do processo.


-Fabricio Polido é ator, diretor e produtor. Fez parte da equipe idealizadora, curadoria e produção do projeto “Dulcina Abre o Pano” – projeto vencedor do edital de ocupação FUNARTE/2013 do Teatro Dulcina – RJ e “Muito além da Dança” no Teatro Cacilda Becker, projeto vencedor do edital de ocupação FUNARTE/2015. Também realizou a assistência de direção e coach de Michel Teló no musical “O Bem Sertanejo” e assistência de direção e diretor residente no musical “Zeca Pagodinho – uma história de amor ao samba”. A oficina “Produção Cultural” apresentou noções gerais, técnicas e processos de produção e gestão de projetos culturais no campo artístico, princípios básicos a editais públicos de cultura e atualizações das leis de incentivo à cultura.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem