PROJETO PRECIOSA

  PROJETO PRECIOSA

CONHEÇA O PRIMEIRO PORTAL DE NOTÍCIAS ESPECIALIZADO EM VIOLÊNCIA DE GÊNERO RELIGIOSA QUE OFERECE ASSISTÊNCIA PARA VÍTIMAS DO BRASIL

(Capa/Arte do Projeto Preciosa - Mariana Domin)

LEGENDA DA ARTE: A capa do Projeto é a imagem do “Diamante Cullinan”, descoberto há mais de 100 anos e considerado um dos maiores diamantes já encontrados em todo o mundo. Hoje, está em posse da família real britânica e a estimativa do seu valor ultrapassa 337 milhões de euros.

Nesta segunda-feira (8), Dia Internacional da Mulher, acontece o lançamento oficial do Primeiro Portal de Notícias especializado em violência de gênero religiosa e assistência para vítimas do Brasil, intitulado “Projeto Preciosa, mulheres que excedem diamantes”, que contará os sonhos e as histórias de vida de mulheres vítimas de violência doméstica.

Em uma iniciativa jornalística, o Projeto Preciosa tem como objetivo denunciar casos de abusos,violências e feminicídios sofridos por mulheres religiosas, transcendendo as estatísticas, o Projeto promete perfilar cada vítima, indo além dos crimes, revelando a beleza e o valor desses diamantes (mulheres) despedaçados pelas agressões e trazendo à tona uma cobertura sobre a relação entre a violência e a religião.

Além de oferecer assistência espiritual, jurídica, psicológica e social para as vítimas que entram em contato através das centrais de atendimento disponíveis nas redes sociais e via whatsapp.

“Nosso sonho e objetivo é estimular a criação de uma "Cultura de Combate e Enfrentamento contra a violência doméstica em espaços religiosos", sobretudo em igrejas católicas e evangélicas”, diz a jornalista e idealizadora do Projeto, Mariana Domin.

O portal temático contará com editorias especiais, como:

*Editoria “Adão”, que tem como foco um diálogo direto e reto com homens religiosos,através de campanhas, artigos, matérias, entrevistas e reportagens especiais. Além de editorias como Artes, Cinema, Música e Fotografia que revelarão através da cutura, cenas e reflexões sobre violência de gênero.

“O público religioso, sobretudo os cristãos e evangélicos são consumidores ávidos de produtos sagrados e do gospel, e fazem parte da chamada “culturas de massa”. Sendo assim, tanto as matérias e conteúdos, temos como estratégia usar as artes, bem como palavras, orientações, cultos e ritos que deflagram a realidade da violência contra a mulher,muitas vezes, encobertadas e silenciadas em cultos e celebrações, diz Domin.

Com um designer inspirado em joalheria, a proposta é usar simbolismos para retratar as vítimas e também facilitar o acesso, já que muitas mulheres sofrem da chamada “violência tecnológica”, ou seja, quando a vítima é impossibilitada ou cerceada pelo agressor de acessar suas redes sociais ou determinados sites.

Todavia, as cores em preto e vermelho deixam claro a proposta de luta contra a violência. O preto simboliza o luto a cada feminicídio no país e o vermelho simboliza o sangue derramado por cada mulher agredida.

Para todas as mulheres que compartilham suas histórias, o Projeto tem como uma de suas missões proporcionar um “Dia de Preciosa”, com cuidados estéticos, massagem, maquiagem,cabelo e, por fim, um ensaio fotográfico inspirado em ensaios de joalherias e moda.

O Projeto tem várias frentes de ajuda para as vítimas, além das Campanhas de Conscientização, durante o Natal foi criado a ação “Empreendedoras Preciosas”, que tem como objetivo ajudar vítimas de violência empreendedoras ( os produtos ficam disponíveis ao longo das matérias), além da loja online com infoprodutos de Preciosas que contam suas histórias no Projeto.

Campanha: Homem de Deus não bate em mulher*

https://www.youtube.com/watch?v=51EDTrAYZLw

Preciosas Empreendedoras -

https://www.instagram.com/p/CLUpSTyJY-Y/

Matérias -

Abraão cometeu a primeira tentativa de feminicídio da bíblia, diz pastor

https://www.instagram.com/p/CLcBe_rpOOa/

Fernandinho profetiza a cura de vítimas de abusos sexuais

https://www.projetopreciosa.com/post/blogujte-ze-sv%C3%A9ho-zve%C5%99ejn%C4%9Bn%C3%A9ho-webu-a-z-mobilu


Toda a publicidade do site será revertida para a parte social do Projeto que acolhe as vítimas mais vulneráveis a fugir dos agressores e ajudá-las em suas necessidades básicas como cestas básicas, medicamentos e aluguéis.

Para celebrar o lançamento, no Dia 8 estará disponível no Portal a história de uma das vítimas,além de LIVEs nos dias 9 e 10 transmitido nas redes sociais do Projeto Preciosa.

No endereço eletrônico, que já está em funcionamento, estão disponíveis todas as informações sobre o Projeto, além de canais para contato e atendimento.

https://www.projetopreciosa.com/

Hoje, o Projeto já acolhe 20 mulheres, em sua maioria, vulneráveis sociais e periféricas. Um dos objetivos do Projeto é ajudá-las nas necessidades básicas. Há casos de paraplegia,queimadura, mulheres que estão com tumores em decorrência da violência e depressão.⁣ Dois casos de mulheres que precisam fugir dos agressores(https://www.instagram.com/p/CGI6K1fJxo4/) e o rapto de um filho de uma das nossas Preciosas, pelo qual estamos tentando encontrar o seu paradeiro.

Segue o link do post da Procura da criança - https://www.instagram.com/p/CFKoKwNJMLW/

“Inicialmente, comecei o Projeto com uma perspectiva jornalística, apenas de contar suas histórias e proporcionar um dia especial, mas me deflagrei diante de histórias impactantes e assustadoras, marcadas não somente pela violência doméstica, mas por outros tipos de violência, como a violência social, que é um dos principais motivos de permanência dessas mulheres em relacionamentos abusivos. Ao passo que fui conhecendo suas necessidades, cheguei a parar de produzir conteúdo e busquei apoiadores cristãos, como pastores e empresários que pudessem contribuir de alguma forma e, infelizmente, tive pouco retorno. Como cristã e missionária, é impossível ouvir os relatos e não ajudá-las:

Segue alguns relatos:

“Hoje eu só tinha uma bolacha de água e sal para mim e para os meus filhos”, ou, “para fugir do agressor, deixei todos os meus móveis e durmo no colchão no chão com os meus 4 filhos”

Segue um dos relatos: https://www.instagram.com/p/CFKmlrEp6bw/

Para cada uma, além de vaquinhas online, o Projeto disponibiliza as contas bancárias de cada Preciosa, assim a doação vai direto para a conta delas.⁣

⁣Para as mulheres em medida protetiva e anônimas, o Projeto criou uma vaquinha online que você pode acessar neste link https://bit.ly/34KgO7c⁣

Sobre o Projeto Preciosa

Atualmente, de acordo com a ONU, a taxa de feminicídios no Brasil é a 5° maior do mundo; a cada 1h30 uma mulher é violentada no país, e a cada 2h uma mulher é morta por seus companheiros ou ex-maridos.

Especificamente, o país declara-se um país cristão, com quase 100 milhões de mulheres, entre católicas e evangélicas, adeptas da crença, segundo o IBGE. Em uma pesquisa de doutorado feita pela teóloga Valeria Cristina Vilhena, foi constatado que 40% das mulheres em abrigos são evangélicas. Aprofundando essas pesquisas e apuração, principalmente de notícias midiatizadas, a jornalista e missionária Mariana Domin constatei que muitas dessas mulheres atingidas por opressões físicas e psicológicas são cristãs e, em sua maioria, silenciam os abusos e atos cometidos pelo agressor em razão de orientações da religião ou de líderes religiosos.

De acordo com o Conselho de Proteção à Vítima de Violência Doméstica, mais de 66% das ligações para o 190 são denúncias de violência doméstica, e os dias de maior reportação são às quartas-feiras, dia de empoderamento masculino, em virtude dos jogos de futebol, o que acentua atos agressivos; e aos domingos, além do futebol, é o dia que o "irmãozinho" se empodera com o machismo estrutural na Igreja, e quando chega em casa, bate na irmã.

Consternada com este panorama, o Projeto Preciosa nasce com o ensejo de revelar que essas mulheres não são estatísticas, todas elas têm histórias, sonhos e projetos que, fatalmente, são estilhaçados pela violência ou feminicídio, e elas estão nas igrejas. Um dos nossos questionamentos é incentivar e conscientizar a Igreja Cristã Brasileira a desenvolverem a acolhida, escuta e abrigos para vítimas de violência cristãs.

Estamos atendendo diferentes graus de violências, desde sequelas psicológicas, queimaduras,paraplegia e feminicídios.

O nome do Projeto se baseia no ideal de mulher cristã, conhecido como “mulher virtuosa”

“Mulher virtuosa, quem achará? Seu valor excede aos de pedras preciosas” (Provérbios 31:10).

Na atualidade, uma das pedras preciosas que conhecemos são os diamantes, por isso a capa do Projeto é o “Diamante Cullinan”, considerado um dos diamantes mais caros do mundo, revelando que o valor de todas as mulheres excedem ao do Cullinan.

O Projeto Preciosa oferece atendimento espiritual, jurídico, psicológico e financeiro.

As três missões do Projeto é:

Empoderar mulheres vítimas de violência com ensinos sobre sua identidade e valor, além de revelar que elas continuam Preciosas para Deus e revelar sua beleza e poder através do “Dia de Preciosa”.

Denunciar - A oração e o louvor são conhecidos como “denúncias espirituais”, e não queremos que isso seja relegado, mas acreditamos na denúncia espiritual e física, estimulando a mulher que sofre esses crimes a não somente orar, mas denunciar aos orgãos competentes seus agressores.

Acolher - Temos como objetivo incentivar a criação de uma “Cultura de Combate e Enfrentamento da Violência Doméstica” em espaços religiosos, especificamente igrejas evangélicas e católicas, além de direcionar mulheres vítimas de violência para igrejas que possam ajudá-las. Tendo em vista que, a cada 14 minutos abria-se uma Igreja no Brasil, o que denota que há mais igrejas do que abrigos, que já estão superlotados.

O que nos motiva também é buscar o apoio da sociedade como um todo e de líderes religiosos,pois para as mulheres cristãs, as comunidades de fé é a instituição que elas mais confiam, o que acreditamos que deve ser um lugar de apoio e abrigo para as mesmas.

Conheça o Preciosa, e faça parte dessa luta: https://linktr.ee/projetopreciosa/

*Contatos:

Central de Atendimento e Acolhida -

+55 11 96662-5363 ( whatsapp)

Conte seu testemunho

projetopreciosa3110@gmail.com

Você é Preciosa (o).

"Mulher virtuosa, quem achará? Seu valor excede ao de pedras preciosas" (Prov 31: 10)

Projeto Preciosa - Redes sociais e contatos para pedidos de oração e ajuda linktr.ee/projetopreciosa

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem