Casa de Francisca inicia campanha Avante Francisca! para sobreviver ao período de pandemia

   Casa de Francisca inicia campanha Avante Francisca! para sobreviver ao período de pandemia

(Divulgação)

Fundada em 2006, a Casa de Francisca foi - por 10 anos, enquanto ocupava um imóvel no bairro dos Jardins - carinhosamente conhecida como "a menor casa de shows de São Paulo". A sua relevância e o seu alcance para a cena e produção musical do país, contudo, sempre foi inversamente proporcional aos 44 lugares que dispunha para as apresentações. Em 2017, mudou de residência e foi para o Centro da cidade, no Palacete Tereza Toledo Lara, local conhecido como a antiga esquina musical de São Paulo. Após um ano de pandemia, a Casa de Francisca se encontra em um dos momentos mais delicados da sua história. Para permanecer de portas abertas e seguir como um dos palcos mais importantes do Brasil, o espaço lança a campanha Avante Francisca!. Trata-se de um programa mensal de mantenedores, que poderão participar decisivamente na retomada da Casa de Francisca. A iniciativa está disponível no site Apoia.se (acesse aqui). Os assinantes terão retribuições e benefícios (confira a lista no fim do texto). 

"Nesse momento de tragédia no mundo, o Brasil é protagonista com a incompetência de seus governantes que politizam a vacina e assistem ao aumento de mortes, das variantes do vírus e do colapso do sistema de saúde. O setor cultural, responsável pelo alimento espiritual e por uma das maiores riquezas do país, e o setor de eventos, bares e restaurantes são uns dos setores mais atingidos pela pandemia e carecem de ações emergenciais e significativas do setor público", explica Rubens Amatto, fundador da Casa de Francisca.

Desde que a Casa anunciou um possível fim das atividades, a classe artística demonstrou inúmeras manifestações de apoio e carinho. Habitués do palco da Francisca, Emicida e Criolo foram alguns deles. "Em todas as vezes que fui ali, eu não pensava que estava em uma casa de shows. O Rubens conseguiu criar um templo da arte contemporânea que se encontra com os artistas de antes, na companhia da alma dos que já se foram; e assim sonhamos com o futuro", diz Emicida. 

O rapper paulistano complementa: "O fechamento da Casa de Francisca seria uma punhalada violenta no coração de todo aquele que tem esperança por aqui, sendo artista ou não. Sem memória e sem esperança, o ser humano é só um punhado de areia seca de onde nada pode nascer". 

Com média de 250 shows por ano, a Casa de Francisca já realizou mais de 3500 shows ao longo dos seus 15 anos de trajetória e foi reconhecida inúmeras vezes. Foi vencedora do prêmio APCA 2018 (Associação Paulista de Críticos de Arte) na categoria “projeto especial em música”; também foi uma das três finalistas ao Prêmio Bravo! de Cultura 2018 (ao lado do Sesc-Sp e Instituto Moreira Salles) e ainda foi finalista ao Prêmio do Governo do Estado 2018. 

Além do programa de  mantenedores mensais, há ainda uma maneira de colaborar pontualmente, o que pode ser feito pelo Catarse (acesse aqui). 

Confira as possibilidades de assinaturas mensais, os benefícios e acesse o link de colaboração aqui:


(Divulgação)

-PLACA / MENÇÃO: agradecimento especial em nosso site e placa na entrada da casa;

-PLAYLIST: playlist exclusiva no Spotify com série de shows gravados ao vivo na Casa de Francisca, além de discos mais tocados na casa durante os últimos anos;

-ASSEMBLÉIA: encontro on-line mensal com equipe da Casa de Francisca mantenedores e artistas convidados para discussão de pautas contemporâneas e rumos da Casa;

-CURSOS: cursos on-line gravados com dicas de preparo de pratos, drinks e curadoria da casa;

-CINE-LIVE: acesso ao acervo das cinelives publicadas em nosso canal cine.casadefrancisca.art.br

-COMPRA ANTECIPADA*: preferência de compra antecipada em cota voltada para mantenedores nos shows presenciais.

-INGRESSOS*: ingresso gratuito mensal mediante a reserva e disponibilidade da cota voltada para mantenedores.

-CARTAZES*: receba cartazes impressos de shows realizados na Casa de Francisca ao longo de seus 15 anos.

-CELEBRAÇÃO!*: festa comemorativa ao retorno da Casa de Francisca.

-a partir da retomada da Casa.


Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem