Dia Mundial do Designer Gráfico: especialista lista itens essenciais para aspirantes na profissão

  Dia Mundial do Designer Gráfico: especialista lista itens essenciais para aspirantes na profissão

Computador, softwares e mesa digitalizadora estão entre os destaques para aprimorar as habilidades na área

(Divulgação)

O Dia Mundial do Design Gráfico, celebrado no dia 27 de abril, é um marco de uma profissão que está em toda parte. “Agora mesmo, enquanto lemos este texto, estamos fazendo uso de um produto de design. Todas as letras desse texto foram desenhadas por um designer de tipos – um profissional cuja área é focada no desenho de letras”, explica Marcelo Kimura, designer gráfico e parceiro da Wacom no Brasil.

Das embalagens dos produtos no supermercado ao desenvolvimento de livros: o design está em quase tudo. Para homenagear esse dia, Kimura desenvolveu uma lista de itens importantes para aspirante a designer gráfico.

Computador

Começando pelo item mais importante do designer gráfico moderno. A grande dúvida é: qual computador comprar? Em meio a vários modelos e configurações, é completamente normal ficar perdido. Segundo Kimura, é preciso que tenha definido muito bem que tipo de trabalho será desenvolvido para ajudar na escolha do equipamento.

“O design é muito amplo e pode envolver desde a edição de formas simples e leves até manipulação de elementos 3D que são mais pesados. O pulo do gato aqui é você entrar no site do desenvolvedor dos softwares e verificar os requisitos mínimos para rodar aquele determinado programa”, complementa o designer.

Por exemplo, os requisitos mínimos para rodar o Illustrator, segundo a Adobe, são: processador multicore com suporte a 64 bits, 8GB de Ram, 2GB de HD para a instalação do sistema, monitor 1024 x 768, 1GB de VRAM (placa de vídeo) com suporte a OpenGL. Vale ressaltar que esses são os requisitos mínimos, ou seja, é provável que o trabalho fique apertado com uma configuração dessa. Prefira um computador com configuração sobrando. O aconselhável é ter pelo menos 16GB de RAM e SSD ao invés de HD pois são muito mais rápidos. Uma placa de vídeo de pelo menos 4GB também vai te permitir trabalhar de forma mais fluída e um monitor Full HD vai permitir trabalhar com mais espaço de visualização.

Softwares

Um computador sem os programas gráficos não serve para muita coisa. “A Adobe é líder do segmento, com soluções completas para a maior parte da demanda de um designer gráfico. A Corel também é uma excelente suíte de aplicativos que já está no mercado há muitos anos e já se consolidou. O Affinity, apesar de novo no mercado, vem conquistando seu espaço e fazendo adeptos”, afirma o designer.

Monitor

Um bom monitor é essencial, afinal, é o que dará a visão do trabalho tomando forma. Segundo Kimura, as especificações que considera importantes em um monitor são: cobertura de pelo menos 98% de sRGB (se for acima de 90% Adobe RGB, melhor ainda), painel IPS, resolução Full HD (1920 x 1080, mas eu recomendo 2k pra cima) e DeltaE < 2 (essa especificação tem relação com a precisão de cores que ele exibe).

Mesa digitalizadora

“Essa é uma recomendação pessoal e que tem a ver não só com a produtividade como também com saúde. Um designer gráfico passa a maior parte do dia (para não dizer o dia todo) com a mão sobre o mouse fazendo diversos movimentos. Isso pode causar dores e até mesmo lesões mais sérias. A mesa digitalizadora Wacom permite usar uma caneta para fazer os mesmos movimentos do mouse, porém, de forma muito mais natural e ergonômica. Usar uma mesa evita que eu tenha dores e provavelmente lesões e por isso eu sempre recomendo”, conta Kimura.

Além disso, a mesa ajuda na produtividade, já que fazer movimentos com a caneta é muito mais rápido e agradável, quando comparado a um mouse. “Atualmente uso a Wacom Intuos Pro, que acompanha a caneta Pro Pen 2 com mais de 8 mil pontos de pressão. A mesa ainda possui botões de atalho que auxiliam na otimização de tempo.”

Cadeira

Muita gente não pensa nisso, mas é um item essencial, já que o profissional vai passar muitas horas sobre ela. “Evite os modelos revestidos com couro. Elas esquentam e, com o tempo, começam a descascar. Prefira aquelas com telinhas, pois são mais arejadas. Uma boa cadeira também precisa ter um apoio lombar, de preferência com ajuste. Braços com ajustes de altura também são extremamente bem-vindos”, ensina o especialista.

Impressora

Não precisa ser o modelo de última geração. Claro que, se houver condições, é mais recomendável comprar a melhor opção possível. Caso contrário, as mais simples, com scanner embutido, já vão quebrar o galho. Segundo o designer, imprimir os trabalhos podem dar uma outra perspectiva sobre ele.

Conhecimento

“Esse é o item mais importante da lista. Você consegue fazer um bom projeto sem os itens acima. Sem conhecimento, não. A profissão não é regulamentada no Brasil, mas isso não quer dizer que você não precisa estudar”, explica Kimura.

Há no Brasil uma série de instituições que oferecem curso superior em design gráfico, seja presencial, seja EAD. Também é possível estudar por meio de cursos online. “Eu mesmo ofereço 2 cursos: um focado em identidade visual e outro em Illustrator, um software muito usado por designers para a criação de logotipos. O importante é estudar para oferecer o melhor serviço para o cliente. Sem conhecimento, seu computador e seus softwares não servem para nada.”

Sobre a Wacom

Fundada em 1983, a Wacom é uma empresa global com sede no Japão (Bolsa de Valores de Tóquio: 6727), com subsidiárias e escritórios afiliados em todo o mundo, para apoiar a comercialização e distribuição em mais de 150 países. A visão da Wacom de aproximar pessoas e tecnologia por meio de tecnologias naturais de interface tornou-a a fabricante líder mundial de mesas digitalizadoras e monitores interativos para canetas, além de stylus digitais e soluções para salvar e processar assinaturas digitais. A tecnologia avançada dos dispositivos de entrada intuitiva da Wacom foi usada para criar algumas das artes, filmes, efeitos especiais, moda e designs mais empolgantes do mundo todo, fornecendo aos usuários corporativos e domésticos sua tecnologia de interface líder para expressar sua personalidade. Para mais informações: www.wacom.com

Instagram: @wacom_brasil

Twitter: @WacomBrasil

Facebook: @WacomBrasil

YouTube: @WacomBrasil

Tiktok: @wacombrasil


Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem