Japan House São Paulo: Confira a programação #JHSPONLINE de 05 a 14 de maio

  Japan House São Paulo: Confira a programação #JHSPONLINE de 05 a 14 de maio

Programação digital destaca datas comemorativas no Japão como o Dia do Koinobori, Dia das Crianças - comemorada com uma oficina sobre o brinquedo Kendama e o Dia dos Mascotes Regionais do país

(Divulgação)

Como parte da programação da Japan House São Paulo apresentada diariamente nas redes sociais oficiais da instituição, o projeto #JHSPONLINE aborda conteúdo amplo sobre o Japão de hoje e proporciona acesso a informações, atividades e curiosidades sobre o país. Para o período que se inicia em 5 de maio, os assuntos abordados destacam informações sobre algumas datas comemorativas no país nipônico como Dia do Koinobori (Carpa) , Dia das Crianças e Dia dos Mascotes Regionais, além de apresentar temas sobre as exposições em cartaz na instituição, “DŌ: O Caminho de Shoko Kanazawa” e “Embalagens - Designs Contemporâneos do Japão”.

No dia 05/05, a instituição disponibiliza o “Artigo: Dia do Koinobori ”, que relata sobre  o costume de se pendurar bandeiras representando carpas no Japão no Dia das Crianças, exemplificando a importância da carpa e seu simbolismo de persistência e bravura devido a força que o peixe tem ao nadar contra as correntezas. No mesmo dia, a instituição publica o vídeo “Oficina de Kendama” da artista Raissa de Britto, em comemoração ao Dia das Crianças no Japão, que é celebrado em 05 de maio. No encontro, Raissa ensina a fazer um Kendama (“Ken”, que significa espada e a palavra “Dama”, que significa bola) brinquedo tradicional japonês que consiste em uma esfera de madeira, com um orifício central, que é presa por uma corda a uma espécie de suporte. A maneira básica de jogar é por meio do movimento preciso com as mãos, no qual a bola deve ser encaixada no suporte. O brinquedo poderá ser produzido com materiais reaproveitáveis que o público já tem em casa.

Já o tema do encontro online no dia 07/05, às 17h, será “Conhecendo DŌ: O Caminho de Shoko Kanazawa”, que propõe revelar os conceitos em torno da caligrafia japonesa e dados sobre a artista, que destaca em suas obras mensagens positivas de amor e esperança, por meio dos traços que constroem os ideogramas japoneses com significados potentes. Em tempo, a exposição DŌ: O Caminho de Shoko Kanazawa segue em cartaz até 04 de julho, e a participação na atividade independe da visita presencial. Dia 10/05, o artigo “DŌ: O Caminho de Shoko Kanazawa - Kotodama”, irá abordar sobre o significado e possíveis interpretações de Kotodama, termo que significa “espírito da palavra” (koto = linguagem, palavra e dama = espírito, alma), e que é uma antiga crença shintō sobre o poder divino das palavras japonesas. Segundo ela, as palavras puras e sagradas têm o poder de criar (ou cocriar) o mundo à nossa volta. Acredita-se que o kotodama seja responsável pelas maldições e pelas bençãos proferidas pelas pessoas.

O “Dia dos Mascotes Regionais do Japão” marca presença na programação em 11/05, por meio de artigo que destaca a data comemorativa, contando histórias curiosas e trazendo as características dos mascotes japoneses. Alguns têm como objetivo aumentar a conscientização sobre determinados temas, outros visam manter as pessoas cientes de desastres e outros objetivam dar às pessoas um símbolo em que se apoiar.

Para os curiosos sobre o turismo e hotelaria no país, dia 13/05, o artigo “Hospedagens únicas no Japão” mostra o turismo japonês com uma rica cultura, belas paisagens e uma gastronomia deliciosa. Destaca também o universo das hospedagens mais inusitadas e inesquecíveis que o Japão apresenta, entre eles, a oportunidade de ficar no hotel mais antigo do mundo segundo o Guinness World Records, o Nishiyama Onsen Keiunkan - localizado nos arredores da cidade de Quioto.

E para fechar a primeira quinzena do mês, no dia 14/05, às 17h, o encontro “Conhecendo Embalagens - Designs Contemporâneos do Japão” ressalta as embalagens japonesas conhecidas por serem cativantes tanto por sua estética, quanto por sua funcionalidade. Nele, serão apresentados pela equipe do Educativo da instituição, alguns designs de produtos do país, sua evolução e as transformações de técnicas tradicionais na criação destas embalagens. A participação independe da visita à exposição Embalagens – Designs Contemporâneos do Japão, em cartaz. No mesmo dia, uma série de posts no Instagram @japanhousesp traz um “Glossário relacionado ao universo do embalar no Japão”, essencial da vida contemporânea e na cultura nipônica.

 

Confira abaixo a programação completa até 14/05: 

Artigo: Dia do Koinobori

Quando:  05 de maio (Quinta-feira)

Conteúdo:  O artigo explica o motivo acerca da comemoração do Dia do Koinobori , e o seu significado na cultura nipônica.

Onde: Mídias sociais da Japan House São Paulo

 

Oficina de Kendama

Quando:  05 de maio (Quinta-feira)

Conteúdo:  Para comemorar o Dia das Crianças no Japão, o Educativo da JHSP convida a artista Raissa de Britto para nos ensinar a fazer um Kendama, brinquedo tradicional japonês, reaproveitando materiais que temos em casa.

Onde: Mídias sociais da Japan House São Paulo

 

Evento: Conhecendo DŌ: O Caminho de Shoko Kanazawa

Quando:  07 de maio (Sexta-feira), às 17h

Conteúdo:  A trajetória da jovem calígrafa Shoko Kanazawa, portadora de Síndrome de Down, que desde pequena transmite suas mensagens de amor e esperança através de suas obras por meio da arte da caligrafia japonesa.

Onde: Zoom

Link: http://bit.ly/KanazawaOn


Artigo: DŌ: O Caminho de Shoko Kanazawa - Kotodama

Quando:  10 de maio (Segunda-feira)

Conteúdo:  Dando continuidade nas obras da caligrafia japonesa de Shoko Kanazawa, o artigo ressalta o significado e possíveis interpretações de Kotodama, expressão japonesa que diz que as palavras têm grande força e potência e estão presentes na arte da artista.

Onde: Mídias sociais da Japan House São Paulo

 

Artigo: Dia do Mascote

Quando:  11 de maio (Terça-feira)

Conteúdo:  Os mascotes regionais tem como objetivo incentivar as atividades de ativação de uma determinada região, e no texto é abordado as características dos mascotes de maneira geral.

Onde: Mídias sociais da Japan House São Paulo

 

Artigo: Hospedagens únicas no Japão

Quando:  13 de maio (Quinta-feira)

Conteúdo:  O artigo aborda sobre hospedagens inusitadas e inesquecíveis  no país, que inclui por exemplo, a oportunidade de ficar no hotel mais antigo do mundo segundo o Guinness World Records.

Onde: Mídias sociais da Japan House São Paulo

 

Evento: Conhecendo Embalagens - Designs Contemporâneos do Japão

Quando:  14 de maio, às 17h (Sexta-feira)

Conteúdo:  A instituição apresenta alguns designs de produtos do país, além da evolução e as transformações de técnicas tradicionais na criação destas embalagens.

Onde: Zoom

Link: http://bit.ly/EmbalagensOn


Glossário relacionado ao universo do embalar no Japão

Quando:  14 de maio (Sexta-feira)

Conteúdo:  Dando continuidade as embalagens contemporâneas do Japão

Onde: Mídias sociais da Japan House São Paulo

Acompanhe a JAPAN HOUSE São Paulo nas redes sociais:   

Site: https://www.japanhousesp.com.br  

Instagram: https://www.instagram.com/japanhousesp    

Twitter: https://www.twitter.com/japanhousesp  

YouTube: https://www.youtube.com/japanhousesp  

Facebook: https://www.facebook.com/japanhousesp  

LinkedIn:https://www.linkedin.com/company/japanhousesp  

Sobre a Japan House São Paulo (JHSP): 

A Japan House é uma iniciativa com a finalidade de divulgar os diversos atrativos, atividades e medidas governamentais do Japão, ampliando o conhecimento de toda a comunidade internacional referente à cultura japonesa. Inaugurada em 30 de abril de 2017, a Japan House São Paulo foi a primeira a abrir as portas, seguida por Londres (Inglaterra) e Los Angeles (EUA). Atua como plataforma pública na geração de oportunidades de cooperação e intercâmbio entre o Japão e o Brasil, nas mais diversas áreas como artes, negócios, esportes, design, moda, gastronomia, educação, turismo, ciência e tecnologia. Apresentando o Japão, promove exposições, seminários, workshops e inúmeras outras atividades em sua sede, em outros espaços e digitalmente. Em fevereiro de 2020, a Japan House São Paulo alcançou a marca de 2 milhões de visitantes, sendo considerada uma das principais instituições culturais da Avenida Paulista. Desde abril de 2020, a instituição possui a Certificação LEED na categoria Platinum - o mais alto nível de reconhecimento do programa - concedida a edificações sustentáveis. 

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem