Jurista debate democracia na quinta-feira em Live com ex-ministro Ayres Britto e jornalista William Waack

     Jurista debate democracia na quinta-feira em Live com ex-ministro Ayres Britto e jornalista William Waack

 Georges Abboud, Livre-Docente pela PUC-SP recebe convidados como parte do lançamento do livro ‘Democracia para quem não acredita’, reunião de ensaios que visa a convencer os descrentes sobre a importância do regime democrático

(Divulgação)

São Paulo, junho de 2021 – Em meio a um quadro institucional brasileiro pontuado por discussões polarizadas e ameaças veladas ao Estado de Direito, o lançamento do livro Democracia para quem não acredita (Editora Letramento), do advogado e jurista Georges Abboud, ganha ainda mais relevância. Para discutir a obra, Abboud fará uma ‘Live’ na quinta-feira, dia 10 de junho, às 10h, em seu canal do Youtube, com a participação de dois convidados muito especiais: o professor e consultor jurídico Carlos Ayres Britto, que foi ministro e presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) entre 2003 e 2012, e o jornalista William Waack, âncora do Jornal da CNN Brasil e um dos profissionais mais respeitados da imprensa brasileira.

Livre-Docente pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e especialista em Direito Constitucional, Abboud tem mais de dez livros jurídicos publicados ou organizados. Democracia para quem não acredita, sua primeira obra para o público mais amplo, sem formação jurídica, pode ser descrita como uma reunião de ensaios sobre a democracia de modo a apresentar as características essenciais das democracias constitucionais contemporâneas bem como quais são seus valores inegociáveis.

“Meu objetivo central, ao escrever esse livro, é convencer os descrentes da importância do regime democrático”, resume Abboud. Professor de Processo Civil na PUC-SP, ele também dá aulas nos cursos de mestrado e de doutorado do Instituto Brasileiro de Ensino – IDP-DF. Sócio do escritório Nery Advogados, Abboud atua também como consultor jurídico e é um dos autores mais citados do País em processos do STF.

A Live com os convidados Ayres Britto e William Waack será dividida em três partes: Tese, Antítese e Síntese. Na primeira, Abboud faz uma breve apresentação da obra. Na segunda parte, a principal, Abboud e os convidados expõem sua visão sobre a democracia e debatem o tema. Na última parte, os três apresentam suas considerações finais.

“Quando um jurista que tem a capacidade do Georges Abboud decide que é hora de discutir a democracia, é bom prestar atenção. Estamos atravessando tempos que demandam a nossa atenção para esse tema, para evitar arrependimentos no futuro”, afirma Waack sobre a nova obra.

Apesar de ter sido escrito por um jurista com várias obras voltadas para um público especializado, Democracia para quem não acredita oferece uma oportunidade única para quem busca entender os motivos pelos quais a discussão sobre a importância do regime democrático se mostra tão atual no Brasil e no mundo.

“Na realidade, há uma generosidade em servir como a ponte necessária entre nós, público leigo, e o verdadeiro aparato que nos garante que não enlouqueçamos convencidos que vivemos um pesadelo pós apocalíptico: a nossa Constituição”, afirma a escritora, professora e crítica literária Marcella Abboud, organizadora da coleção Alteria, na Editora Letramento, e irmã do autor. Para Marcella, que é mestra e                              doutora em crítica e história da literatura, o livro ajuda a “entender, de fato, como a Constituição é o núcleo da democracia, garantidora do pluralismo – e, por isso, também do dissenso – e sua função contramajoritária, isto é, que a democracia nem sempre tem a ver com o desejo da maioria – e ainda bem que não”.

Os internautas que se inscreverem no canal de Abboud no YouTube podem fazer perguntas aos convidados durante a Live e todos terão acesso a um desconto especial oferecido pela Editora Letramento, caso adquiram o livro nas 24 horas após o início do evento. O exemplar será enviado com dedicatória do autor. Abboud decidiu doar todo o valor de seus direitos autorais de venda arrecadados com a primeira edição para programas voltados para o combate à covid.

LIVE:  LANÇAMENTO DO LIVRO ‘DEMOCRACIA PARA QUEM NÃO ACREDITA’, DE GEORGES ABBOUD

FORMATO: Debate do autor com os convidados Ayres Britto, consultor jurídico e ex-ministro do STF, e o jornalista William Waack; com mediação de Adhemar Altieri, da MediaLink Comunicação Corporativa

QUANDO:  Quinta-feira, dia 10 de junho, às 10h

ONDE:       Canal do jurista Georges Abboud no Youtube – bit.ly/AbboudYouTube

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem